Alemanha - Brasil
Conselheiro da Alemanha trata sobre mercado de alimentos com o Governo
Repórter: Tércio Neto | Edição: Tércio Neto | Foto: Tércio Neto

Visando maior aproximação com potencialidades econômicas de Roraima, o Conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor, Martin Nissen, da Embaixada da República Federal da Alemanha, em Brasília, esteve reunido no auditório da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), junto com secretários e outros servidores do Executivo estadual, para tratar sobre as possibilidades de mercado e potencialidades de produção de alimentos em Roraima.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Henklain, a vinda do adido da Alemanha ao Estado foi influenciada pela recente visita oficial do embaixador da Alemanha Dirk Brengelmann, que esteve em Roraima no final de fevereiro junto com os embaixadores da Irlanda e Países Baixos. “Durante a vinda dos embaixadores, falamos sobre nossa estratégia de governo e dos objetivos que queremos alcançar em relação à soja e bioprodutos de base tecnológica”, disse.

“Isso evidentemente, fez com que ele voltasse atenção especial a Roraima. Na perspectiva que Roraima, pelo isolamento, poderia ter vantagens competitivas, por estar ‘blindada’ em relação aos outros estados onde que se utilizam transgênicos, ou seja, ele deu muita ênfase na preocupação dos alemães no consumo de alimentos saudáveis, livres de produtos químicos”, complementou Henklain.

O Conselheiro Martin Nissen já visitou mais de cem países e, recentemente, esteve na República Cooperativista da Guiana. E em todas as viagens realiza prospecções na busca de mercados para o setor de alimentos da Alemanha, em especial a nichos livres de transgênicos e produtos químicos. Uma das maiores preocupações do representante da Alemanha é quanto à utilização de produtos químicos na agricultura, na utilização de hormônios na criação de frangos e suínos, e na utilização de transgênicos e antibióticos.

No dia 08 de abril, o presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Vicente Barreto, e presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Alysson Rogers, estiveram reunidos com Nissen na sede da Seplan e expuseram a preocupação quanto à regularização fundiária, o cadastro ambiental rural, as estratégias em relação ao licenciamento e monitoramento ambiental rural e a sanidade animal e vegetal.

Segundo Henklain, as conversas serão estendidas a pedido do conselheiro Martin Nissen em uma feira que ocorrerá no mês de julho, em Brasília. A intenção primeira, após o desenvolvimento dos diálogos é estreitar laços sobre transferência de tecnologia na área de orgânicos e em sistemas de irrigação.